quinta-feira, 27 de outubro de 2016

35ª CRE participa de solenidade no Palácio Piratini

Homenagem valoriza trabalho dos professores da rede estadual

Em solenidade pelo Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro, o governo do Estado fez uma homenagem aos profissionais da área, nesta quarta-feira (26) no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas. Na ocasião, os professores Ivan Nunes Gonçalves, de Arroio Grande, e Juride Aparecida Luz de Quadros, de Sertão Santana, e as escolas estaduais Anselmo Luigi Piccoli, de Bento Gonçalves, e Gomes Carneiro, de Porto Alegre, receberam menção honrosa pelo trabalho em prol da comunidade.
Durante o evento, a Secretaria da Educação (Seduc) assinou um convênio com o Banrisul para a concessão de financiamento para professores enquadrados no Programa Professor Digital (regulamentado pelo Decreto nº 46.820/2009). A iniciativa permitirá que profissionais da área da educação possam adquirir notebooks e chromebooks com preços reduzidos e financiados em até 36 vezes, por meio de linha de crédito especial do banco. O convênio tem vigência de seis meses.
"Ser reconhecido é sempre bom. O professor é quem dedica sua vida a ensinar e formar pessoas. É o maior agente de transformação da sociedade", afirmou o governador. Sartori lembrou o longo período em que também foi professor, e destacou a importância do convívio com os jovens, o diálogo e o compartilhamento de ensinamentos. "A escola também era o lugar para os debates. Era na sala de aula que emergiam as diferenças, os projetos para o futuro e se formava a consciência política e social de cada um. Quem ensina também aprende", garantiu Sartori.
O governador citou, ainda, a importância das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) nas escolas. Das 2,5 mil escolas do Estado, cerca de 2 mil já constituíram suas comissões.
O secretário Alcoba agradeceu o empenho diário dos professores na busca de uma educação de qualidade. "A escola funciona bem quando há um engajamento dos diretores, professores, pais, alunos e funcionários. Mesmo com as dificuldades que enfrentamos, o que podemos fazer é valorizar e destacar o trabalho que os professores fazem junto aos estudantes e comunidades", afirmou.
A professora e diretora da Escola Anselmo Luigi Piccoli, Tânia Regina Ducatti Sasso, com 34 anos de atuação na rede pública de ensino, falou em nome dos homenageados e destacou o esforço e dedicação diários de todos os profissionais da educação. "Somos o meio de campo entre a formação e a entrega de nossos jovens à sociedade. Nosso foco é promover a educação com práticas de gestão reconhecidas pela comunidade e por nossos estudantes. Nosso trabalho é sempre feito com amor e planejamento", enfatizou.
Mostra de experiências
Pela primeira vez, também acontece a Mostra de Experiências Exitosas da Rede Pública Estadual, um espaço para homenagear boas práticas que as escolas desenvolvem em suas comunidades, com a participação de professores, estudantes, funcionários e pais. As experiências selecionadas possuem relevância social e cultural e têm um impacto positivo na orientação pedagógica da escola. As instituições que tiveram trabalhos selecionados, pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE), receberam certificado de participação  Os banners ficarão em exposição até o dia 1º de novembro na Secretaria da Educação (Seduc), na Praça de Eventos, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

São Borja esteve representado pela Escola Estadual Franco Baglionni. 
PROJETO “CHIMARRÃO, PROSA E POESIA”

Nenhum comentário:

Postar um comentário